Skip to main content

Em dia eletrizante no esporte...


... reflexões sobre liderança.

Hoje teremos a rodada final do Brasileirão2011. Finalmente a CBF dá uma dentro ao colocar clássicos regionais na última rodada. Felizmente, as decisões de campeão, vaga na Libertadores e queda para a segunda divisão tornam quase todos os jogos super atraentes. Bons jogos serão uma grande homenagem ao ex-jogador paraense Sócrates (Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira).






O Sócrates foi um grande jogador, mas acima de tudo foi um líder no Corinthians (equipe e clube) com reflexos na sociedade brasileira ao conduzir a Democracia Corinthiana. Na década de 80, quando o Brasil ainda vivia sob um governo militar, o slogan Ganhar ou perder, mas sempre com democracia deu o tom da gestão do clube e Sócrates esteve à frente do processo.


Por sua conduta como profissional, sua técnica apurada em campo, sua inteligência e articulação, Sócrates reuniu muitas das características de um líder. Ele foi capaz de construir um grupo que se uniu em torno de uma ideologia para dirigir seu clube, mas que representava um micro universo do que se esperava para todo o país. Ele foi capaz de concretizar mudanças. Para a liderança ser real, precisa-se de resultado.


Sócrates foi um jogador que assumia responsabilidades. Ganhando ou perdendo um jogo, ele dava entrevistas e satisfação aos torcedores. Durante seu período de doença, em um dos episódios de internação nesse ano, ele disse que não queria furar a fila do transplante. Isso pode parecer óbvio, mas não no Brasil. Acho que o fato de Sócrates declarar que não queria passar na frente é simbólico, ele estava marcando a importância de se respeitar as regras.


Caráter, integridade, moralidade e ética são os princípios básicos da liderança (O Código da Liderança, p. 152).


A CBN tem diversos áudios de opiniões de seus comentaristas sobre o Sócrates.


O esporte brasileiro hoje também teve um outro momento especial. Na Copa do Mundo Masculina de Voleibol, a equipe brasileira conquistou uma vaga para as Olimpíadas deLondres 2012.


Ok, o Bernardinho é o grande líder, o estrategista – aquele que tem a visão do futuro -, o tal tal tal. Entretanto, sem Giba (Gilberto Amauri Godoy Filho), a liderança do técnico seria incompleta. Giba é o capitão da seleção brasileira e demonstra características de um grande líder.






Como jogador, é contestável. Ele tem talento, preparo atlético, técnica e experiência. Ele dá segurança à defesa e ao ataque das equipes em que joga.


Giba demonstrou grande resiliência depois de seu episódio de doping. Em 2003, um exame antidoping teve resultado positivo para uso de maconha. Giba foi suspenso. Ele já havia sido campeão pelo seu time na Itália e pela seleção brasileira. Ele assumiu a besteira que fez, cumpriu a punição e hoje é tão ou mais importante às equipes do que era na época.


Integridade, responsabilidade.


Se o Bernardinho é quem determina o rumo a ser seguido, é Giba quem guia a equipe. Ele alinha as ações dos jogadores à estratégia maior do time.


Como capitão, Giba tem a capacidade de fortalecer seus companheiros. Depois de uma grande jogada ou em um momento ruim do time, ele tem o discernimento e a capacidade de se comunicar com eficiência e transmitir força aos jogadores. O abraço que ele dá em cada um de seus companheiros é diferente, é único para cada um. Um ato simples, mas tenho certeza de que essa atitude fortalece e complementa a liderança do Bernardinho.


Mais uma vez, relacionamento e ação que geram resultado e, por isso, liderança.


Ótimo domingo a todos os líderes e seguidores.


ME

Comments

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate ...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...