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O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida.

Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem.

Em O Código da Liderança (The Leadership Code, Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes.


Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo.


Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança.

Regra 1 - Prepare o Futuro

Preparar o futuro significa ser um estrategista, ser claro sobre onde quer chegar. Um líder efetivo sabe para onde sua unidade de negócio está indo e sabe onde quer que sua organização chegue. Estrategistas são visionários e analíticos. Sua capacidade de visão do futuro cria um cenário ainda mais atraente do que o presente.

Bons Estrategistas devem: (i) almejar e trabalhar para superar os líderes do setor. Dessa forma, podem desenvolver sua equipe e tornar sua organização melhor; (ii) desenvolver estratégias que podem ser facilmente transformadas em ação e resultados; (iii) ser sempre inovadores e não deixar que sucessos anteriores impeçam novas visões sobre o negócio; (iv) ver os problemas sob a ótica dos clientes; (v) entender que não é possível ser a solução para todos os clientes.

Para preparar o futuro estrategicamente, há quatro princípios a serem seguidos:

  • Permaneça curioso e desenvolva um ponto de vista sobre seu próprio futuro. Tenha um senso de possibilidades e acesso a novas ideias que possam tirá-lo da sua zona de conforto. Esteja atento a tudo o que é exposto a todo momento e estabeleça contatos informais com pessoas fora de círculo habitual de relacionamento. Isso pode trazer novas ideias que não teríamos normalmente. Ser curioso também significa estar exposto à leituras e habilidades diversas e ser hábil com tecnologia.
  • Chame os mais talentosos para sua empresa. Ter talentos em sua equipe vai além de contratar profissionais capacitados. Os talentos e as novas ideias vêm do envolvimento de clientes e fornecedores no processo de criação de produtos, revisão de processos e controle de qualidade.
  • Engaje todos no processo – ninguém sabe tudo. Nas empresas onde o processo de governança para implementação da estratégia é claro e participativo, colaboradores e clientes engajados acreditam na estratégia e os resultados são mais efetivos.
  • Crie uma força estratégica dentro da empresa. O CEO da empresa, juntamente com o corpo diretor, tem a responsabilidade de estabelecer a direção de toda a empresa. Entretanto, a força estratégica surge quando os empregados compreendem a estratégia e se empolgam com ela.


Esses quatro princípios tornarão a estratégia real por meio de metas, clientes, empregados, meios, fins e resultados.

Sucesso.

ME

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