Skip to main content

Professores podem ser muita coisa, menos...

Há muito queria escrever sobre carreiras e sempre pensei nos professores.

Iniciei minha carreira como professor sem querer e sem saber. Quando comecei a lecionar, eu achava que era só um trabalho. Senti orgulho quando percebi que havia iniciado uma carreira.

Por outro lado, sofri muito quando percebi quão mal remunerada é a carreira de professor. Achei uma solução naquele momento. Trabalhar em uma empresa grande para eu ter oportunidades de crescimento profissional por meio de promoções ou por meio de novas funções que me agregariam experiência e melhor remuneração.

Eu via um caminho para crescimento. Ao mesmo tempo, dividia as reclamações e sofrimentos de meus colegas professores.

Tudo isso me fez refletir sobre a profissão.

Professores podem assumir várias funções e cargos.

O melhor é que os trabalhos, funções, cargos podem ser paralelos.

Professores podem fazer muitas coisas diferentes.


De todas as profissões e trabalhos que professores de formação podem exercer, eu acho que a mais importante de todas atualmente é a de gestor. Seja gestor escolar, diretor de escola, coordenador pedagógico, supervisor escolar, secretário de educação, ministro da educação. Gerir bem é o que se precisa.

Bons gestores impedirão que as crianças sejam aprovadas automaticamente, exigirão qualidades nos cursos de licenciatura e proibirão que estes cursos durem apenas três anos.

Bons gestores valorizarão mais os professores e os planos políticos pedgógicos.

O post da americana FloraThompson-Deveaux, no blog da Piauí é interessante. A visão de uma estudante estrangeira numa universidade brasileira. Infelizmente, o que ela escreve é verdade. Bons gestores podem resolver isto.

Precisam-se de Gestores Públicos que entendam o quanto a carga tributária impede que professores tenham salários melhores. Precisam-se de Gestores que pensem fora de sua caixa e encontrem soluções para valorizar os professores, que são a força que verdadeiramente faz a mágica da escola acontecer.

Tenho certeza de que muitos professores querem continuar na sala de aula e não têm interesse algum em outros cargos, funções ou trabalhos. Ainda bem. Espero que melhores gestores tragam melhores condições para esses professores.

Um professor pode escolher dentre várias opções de carreiras. Um professor pode ser muita coisa, menos tio ou tia. Pelamordedeus, professores, não se deixem chamar de tio e tia!

Sucesso.

ME

Comments

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate ...