Skip to main content

O Código da Liderança, Regra 2


O Codigo da Lideranca

Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança (The Leadership Code, Best Seller, 191 páginas).

Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz.
O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer.



Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se quer chegar e ter a capacidade transformar aspirações em realidade. Para tanto, o líder deve seguir cinco princípios:

1. Faça a mudança acontecer – líderes são agentes da mudança, devem estar cientes de como fazer mudanças pontuais ou mudar padrões e culturas; para isso, líderes devem desenvolver ferramentas e disciplinas para alcançar projetos dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.

2. Siga um protocolo de decisões – um padrão de decisões molda a identidade do próprio líder, da equipe, do setor e da companhia. Determinar um padrão de tomada de decisão é um fator importante para estabelecer um exemplo para todos os envolvidos, pois claras decisões criam ações centradas nos resultados e prazos.

3. Garanta a existência da responsabilidade – ter responsabilidade significa que um indivíduo ou equipe se sente pessoalmente comprometido em alcançar seu objetivo. Estabelecer responsabilidades significa estabelecer metas e medidas claras e específicas. O trabalho do líder é garantir que os funcionários saibam o que é esperado deles para que se sintam donos do processo de execução.

4. Forme equipes – em grandes empresas, a execução de tarefas é realizada por equipes. A formação de equipes de alto desempenho permite excelência na execução. Os perfis diferentes dos membros da equipe trás variedade de ideias. Tais equipes devem seguir quatro princípios: definição de um objetivo, gestão das funções e tomada de decisões, construção de relacionamentos e aprendizagem.

5. Garanta a competência técnica – líderes que prezam a excelência na execução precisam prestar atenção à competência técnica de seu trabalho e do trabalho de sua equipe. Ter um conhecimento profundo em determinada área permite que o líder conduza a equipe e os projetos por meio de conhecimentos reais. O domínio de um conjunto de habilidades técnicas concede ao líder credibilidade e respeito.

Execução é habilidade fundamental da liderança para se chegar ao destino planejado e transformar o que se sabe em ação. Desenvolver essa capacidade depende da construção de uma cultura de mudança, de um protocolo de tomada de decisão, do estabelecimento de responsabilidades e da criação de equipes tecnicamente competentes.

Em resumo, o líder faz o futuro (= a estratégia) acontecer no presente.

Comments

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Veja's article is... ok/O artigo da Veja é só... bom

This week's Veja brings the cover headline Solte Seu Inglês - Dá para aprender inglês depois de adulto, melhorar no trabalho e passar menos apertos . The article is... ok. That's it. A not very rich word. First of all, just once does the article mention the word culture and it is used to define the British Council. The author fails to show that language and culture are inseparable. And she had a very good example in the article when she told the story of Brazilian ballet dancer Thiago Soares who took the initiative to talk to the Queen... by saying Hi . The article intends to enlighten the reader, to show the difficulties adults may have when studying English as a foreign language; it also shows, through examples, the profits of studying English. A very positive aspect of the article is that it does not focus on the difficulties much. It gives more attention to the successful outcomes of people who study the language. However, the journalist fails to mention signi...