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O Código da Liderança, Regra 2


O Codigo da Lideranca

Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança (The Leadership Code, Best Seller, 191 páginas).

Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz.
O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer.



Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se quer chegar e ter a capacidade transformar aspirações em realidade. Para tanto, o líder deve seguir cinco princípios:

1. Faça a mudança acontecer – líderes são agentes da mudança, devem estar cientes de como fazer mudanças pontuais ou mudar padrões e culturas; para isso, líderes devem desenvolver ferramentas e disciplinas para alcançar projetos dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.

2. Siga um protocolo de decisões – um padrão de decisões molda a identidade do próprio líder, da equipe, do setor e da companhia. Determinar um padrão de tomada de decisão é um fator importante para estabelecer um exemplo para todos os envolvidos, pois claras decisões criam ações centradas nos resultados e prazos.

3. Garanta a existência da responsabilidade – ter responsabilidade significa que um indivíduo ou equipe se sente pessoalmente comprometido em alcançar seu objetivo. Estabelecer responsabilidades significa estabelecer metas e medidas claras e específicas. O trabalho do líder é garantir que os funcionários saibam o que é esperado deles para que se sintam donos do processo de execução.

4. Forme equipes – em grandes empresas, a execução de tarefas é realizada por equipes. A formação de equipes de alto desempenho permite excelência na execução. Os perfis diferentes dos membros da equipe trás variedade de ideias. Tais equipes devem seguir quatro princípios: definição de um objetivo, gestão das funções e tomada de decisões, construção de relacionamentos e aprendizagem.

5. Garanta a competência técnica – líderes que prezam a excelência na execução precisam prestar atenção à competência técnica de seu trabalho e do trabalho de sua equipe. Ter um conhecimento profundo em determinada área permite que o líder conduza a equipe e os projetos por meio de conhecimentos reais. O domínio de um conjunto de habilidades técnicas concede ao líder credibilidade e respeito.

Execução é habilidade fundamental da liderança para se chegar ao destino planejado e transformar o que se sabe em ação. Desenvolver essa capacidade depende da construção de uma cultura de mudança, de um protocolo de tomada de decisão, do estabelecimento de responsabilidades e da criação de equipes tecnicamente competentes.

Em resumo, o líder faz o futuro (= a estratégia) acontecer no presente.

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