O Codigo da
Lideranca
Este é o segundo de cinco posts que resumem as
principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da
Liderança (The Leadership Code, Best Seller, 191 páginas).
Este
Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e
orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas
também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes
parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine
qua non da liderança eficaz.
O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira,
resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare
o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer.
Fazer acontecer significa ser um executor, significa
ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a
habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente
significa ter uma visão clara de aonde se quer chegar e ter a capacidade
transformar aspirações em realidade. Para tanto, o líder deve seguir cinco
princípios:
1. Faça a mudança acontecer – líderes são
agentes da mudança, devem estar cientes de como fazer mudanças pontuais ou
mudar padrões e culturas; para isso, líderes devem desenvolver ferramentas e
disciplinas para alcançar projetos dentro do prazo e do orçamento
estabelecidos.
2. Siga um protocolo de decisões – um padrão
de decisões molda a identidade do próprio líder, da equipe, do setor e da
companhia. Determinar um padrão de tomada de decisão é um fator importante para
estabelecer um exemplo para todos os envolvidos, pois claras decisões criam
ações centradas nos resultados e prazos.
3. Garanta a existência da responsabilidade – ter
responsabilidade significa que um indivíduo ou equipe se sente pessoalmente
comprometido em alcançar seu objetivo. Estabelecer responsabilidades significa
estabelecer metas e medidas claras e específicas. O trabalho do líder é
garantir que os funcionários saibam o que é esperado deles para que se sintam
donos do processo de execução.
4. Forme equipes – em grandes empresas, a
execução de tarefas é realizada por equipes. A formação de equipes de alto
desempenho permite excelência na execução. Os perfis diferentes dos membros da
equipe trás variedade de ideias. Tais equipes devem seguir quatro princípios:
definição de um objetivo, gestão das funções e tomada de decisões, construção
de relacionamentos e aprendizagem.
5. Garanta a competência técnica – líderes que
prezam a excelência na execução precisam prestar atenção à competência técnica
de seu trabalho e do trabalho de sua equipe. Ter um conhecimento profundo em
determinada área permite que o líder conduza a equipe e os projetos por meio de
conhecimentos reais. O domínio de um conjunto de habilidades técnicas concede
ao líder credibilidade e respeito.
Execução é habilidade fundamental da liderança para se
chegar ao destino planejado e transformar o que se sabe em ação. Desenvolver
essa capacidade depende da construção de uma cultura de mudança, de um
protocolo de tomada de decisão, do estabelecimento de responsabilidades e da
criação de equipes tecnicamente competentes.
Em resumo, o líder faz o futuro (= a estratégia)
acontecer no presente.
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