Há muito sem postar nada, gostaria de um assunto mais inspirador. Não encontrei ainda, mas escrever é necessário.
Então dois assuntos diferentes.
Assunto 1: Política
Em dezembro do ano passado, o Guará estava assim.
Antes da construção da placa, as letras sobre o canteiro |
Depois das eleições, largado, sujo, descuidado.
O ano novo começou cheio de esperanças, demorou algumas semanas, mas a Administração da Cidade resolveu colocar as coisas em ordem e o Guará ficou assim.
Via EPGU, sentido entrada do Guará |
Sei que recentemente tivemos mudança no acordo ortográfico e já há uma nova onda para modificar nossa ortografia novamente, mas inventaram uma nova letra, além de mudar a tonicidade da palavra.
É isso. Provavelmente sem supervisão alguma, os operários montaram montaram o que deveria ser o acento no lugar errado.
Eu sei, eu sei. Estou atrasado. A notícia já circulou no DFTV, no jornal do Guará e com certeza em outros meios, mas eu tinha de mostrar isso também.
Semana passada pintaram a peça que deveria ser o acento de branco e colocaram um pedaço de pedra sobre o último A. Havia uma mensagem na pedra, mas antes que eu pudesse caminhar até o local para fotografar, já a tiraram.
Com a pintura de branco no apêndice do U, pelo menos disfarçamos uma letra inexistente, mas a palavra Guara continua sendo paroxítona sem o acento.
Confesso que senti vergonha quando vi a placa montada, mas assim está Brasília. Entre as eleições e o início de janeiro desse ano, a cidade estava largada. Mato alto, sujeira nas ruas, servidores sem salários, empresas sem pagamento.
A cidade estava como as letras do Guará, largadas sobre o canteiro.
O novo governo está tentando colocar as coisas em ordem, mas ainda está como a placa na entrada do Guará, ainda feia, ainda rachada, mal pintada. Errada.
Mas temos esperança.
Infelizmente nossa falta de cultura política nos faz protestar de forma estranha, sem organização. O pior, na verdade, parece-me que grande parte da população está em saber o que fazer, talvez atônita por tanta bagunça, desorganização, descaso.
Assunto 2: Marketing
Adoro o assunto. Estratégia principalmente.
Nesse início de ano, anúncios de duas escolas aqui no Guará me chamaram a atenção.
Desde já deixo claro que não tenho nem nunca tive qualquer relação com as escolas e não posso falar qualquer coisa sobre sua qualidade de ensino.
Meu interesse único e exclusivo é analisar seus anúncios e sua estratégia com informações vindas de seus sites.
O anúncio da Escola Piaget me chamou a atenção pelo mau gosto.
Anúncio da Escola Piaget no Guará I |
Até Sofia, de 7 anos, e Clara - 12 - reclamaram da imagem. Que estranho, disse a Sofia.
E o pior, as crianças tristes também estão usando o uniforme da escola.
No site da escola, encontrei:
A missão do Centro de Ensino Piaget é formar cidadãos, conscientes e críticos, participativos no desenvolvimento e progresso da humanidade, útil à Pátria.
Pesquisado em 16/fev/2015 em http://escolapiagetguara.com.br/site/a-escola/.
A Missão não fala nada sobre fazer as crianças felizes.
Parce-me uma ação desesperada, porque talvez formar cidadãos conscientes, críticos e participativos não atrai a atenção dos pais.
O outro anúncio é do Colégio Maxwell.
Anúncio 1 do Colégio Maxwell, Guará I |
Anúncio 2 do Colégio Maxwell, também no Guará I |
Achei os anúncios corajosos. A escola foi fundada em 2002, tem uma reputação razoável no Guará. Corajoso porque o enquadramento da foto é incomum - pelo menos para esse tipo de anúncio -, o nome da escola não aparece, não há qualquer tipo de mensagem escrita, telefone ou endereço.
Realmente corajoso. Very bold.
Só reconhece a escola quem mora no Guará, provavelmente, porque apenas a logomarca aparece no uniforme dos alunos.
Pesquisei no site da escola e não encontrei Missão ou Visão. Nem mesmo as imagens da campanha publicitária são exibidas no site.
Desconsiderando as dimensões das empresas, os anos de existência, o ramo de atuação, gostaria apenas de exemplificar o alinhamento entre Missão e os anúncios da empresa.
A Missão da Coca Cola é
- Refrescar todos os consumidores em corpo, alma e mente.
- Inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e ações.
- Criar valor e fazer a diferença onde quer que atuemos.
Em 16/fev/2015 em http://www.renosa.com.br/missao-valores-visao.html.
E anúncios:
De novo, a análise é estritamente sobre o alinhamento entre Missão e os anúncios.
Marcelo Elias
Comments
Post a Comment