Skip to main content

Dois assuntos

Há muito sem postar nada, gostaria de um assunto mais inspirador. Não encontrei ainda, mas escrever é necessário.

Então dois assuntos diferentes.

Assunto 1: Política

Em dezembro do ano passado, o Guará estava assim.



Antes da construção da placa, as letras sobre o canteiro

Depois das eleições, largado, sujo, descuidado.

O ano novo começou cheio de esperanças, demorou algumas semanas, mas a Administração da Cidade resolveu colocar as coisas em ordem e o Guará ficou assim.


Via EPGU, sentido entrada do Guará


Peraí. Parece-me que há algo de errado.

Sei que recentemente tivemos mudança no acordo ortográfico e já há uma nova onda para modificar nossa ortografia novamente, mas inventaram uma nova letra, além de mudar a tonicidade da palavra.

É isso. Provavelmente sem supervisão alguma, os operários montaram montaram o que deveria ser o acento no lugar errado.

Eu sei, eu sei. Estou atrasado. A notícia já circulou no DFTV, no jornal do Guará e com certeza em outros meios, mas eu tinha de mostrar isso também.

Semana passada pintaram a peça que deveria ser o acento de branco e colocaram um pedaço de pedra sobre o último A. Havia uma mensagem na pedra, mas antes que eu pudesse caminhar até o local para fotografar, já a tiraram.

Com a pintura de branco no apêndice do U, pelo menos disfarçamos uma letra inexistente, mas a palavra Guara continua sendo paroxítona sem o acento.

Confesso que senti vergonha quando vi a placa montada, mas assim está Brasília. Entre as eleições e o início de janeiro desse ano, a cidade estava largada. Mato alto, sujeira nas ruas, servidores sem salários, empresas sem pagamento.

A cidade estava como as letras do Guará, largadas sobre o canteiro.

O novo governo está tentando colocar as coisas em ordem, mas ainda está como a placa na entrada do Guará, ainda feia, ainda rachada, mal pintada. Errada.

Mas temos esperança.

Infelizmente nossa falta de cultura política nos faz protestar de forma estranha, sem organização. O pior, na verdade, parece-me que grande parte da população está em saber o que fazer, talvez atônita por tanta bagunça, desorganização, descaso.

Assunto 2: Marketing

Adoro o assunto. Estratégia principalmente.

Nesse início de ano, anúncios de duas escolas aqui no Guará me chamaram a atenção.

Desde já deixo claro que não tenho nem nunca tive qualquer relação com as escolas e não posso falar qualquer coisa sobre sua qualidade de ensino.

Meu interesse único e exclusivo é analisar seus anúncios e sua estratégia com informações vindas de seus sites.

O anúncio da Escola Piaget me chamou a atenção pelo mau gosto.


Anúncio da Escola Piaget no Guará I

Até Sofia, de 7 anos, e Clara - 12 - reclamaram da imagem. Que estranho, disse a Sofia.

E o pior, as crianças tristes também estão usando o uniforme da escola.

No site da escola, encontrei:

A missão do Centro de Ensino Piaget é formar cidadãos, conscientes e críticos, participativos no desenvolvimento e progresso da humanidade, útil à Pátria.

Pesquisado em 16/fev/2015 em http://escolapiagetguara.com.br/site/a-escola/.


A Missão não fala nada sobre fazer as crianças felizes.

Parce-me uma ação desesperada, porque talvez formar cidadãos conscientes, críticos e participativos não atrai a atenção dos pais.

O outro anúncio é do Colégio Maxwell.

Anúncio 1 do Colégio Maxwell, Guará I

Anúncio 2 do Colégio Maxwell, também no Guará I

Achei os anúncios corajosos. A escola foi fundada em 2002, tem uma reputação razoável no Guará. Corajoso porque o enquadramento da foto é incomum - pelo menos para esse tipo de anúncio -, o nome da escola não aparece, não há qualquer tipo de mensagem escrita, telefone ou endereço.

Realmente corajoso. Very bold.

Só reconhece a escola quem mora no Guará, provavelmente, porque apenas a logomarca aparece no uniforme dos alunos.

Pesquisei no site da escola e não encontrei Missão ou Visão. Nem mesmo as imagens da campanha publicitária são exibidas no site.

Desconsiderando as dimensões das empresas, os anos de existência, o ramo de atuação, gostaria apenas de exemplificar o alinhamento entre Missão e os anúncios da empresa.

A Missão da Coca Cola é

  • Refrescar todos os consumidores em corpo, alma e mente.
  • Inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e ações.
  • Criar valor e fazer a diferença onde quer que atuemos.

Em 16/fev/2015 em http://www.renosa.com.br/missao-valores-visao.html.

E anúncios:



De novo, a análise é estritamente sobre o alinhamento entre Missão e os anúncios.

Marcelo Elias

Comments

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate ...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...