Skip to main content

Cerrado, nada óbvio

Adoro o Cerrado. Não há nada óbvio no Cerrado, por isso o aprecio tanto. Nossa savana. Primo da Caatinga, ambos definidores de culturas regionais no Centro-oeste e Nordeste do país.

Cerrado na região de Planaltina - DF
Diferentemente da Floresta Amazônica ou a Mata Atlântica, o Cerrado não é tão exuberante, tão verde, tão atraente. Tão óbvio.

Marrom, castano, pardo.

Mas não tão óbvio assim.

Ao andar pelo Cerrado vêem-se muitas cores que tornam este bioma muito mais interessante.








A capacidade do Cerrado de resistir à seca é admirável, bem como sua capacidade de se recuperar do fogo que o atinge todos os anos.

Resistência e resiliência.

Aula de biologia: árvores pequenas, galhos e troncos retorcidos, casca espessa para resistir ao clima seco.
Eu gostaria de ter características como as do Cerrado: resistência, resiliência, falta de obviedade.

Fazer uma caminhada pelo Cerrado, sentir o cheiro, o calor, procurar as cores, observar as cores no ar, a forma como o pôr-do-sol ou o nascer-do-sol incide sobe o que parece ser apenas marrom. O melhor é fazer essa caminhada em uma ótima companhia.


Minha Sofia explorando e descobrindo detalhes do Cerrado.
Todo ano, no período de seca, vigio um ipê branco. Nas últimas quatro semanas tenho passado por ele pelo menos três vezes por semana. Sábado passado, nenhuma flor. Segunda à noite, completamente coberto de flores brancas.

Ipê branco localizado no canteiro da alça de acesso ao Eixão Sul pela EPGU, Brasília - DF.

Voltei na terça durante o dia. O vento fazia as flores caírem sem parar. Esse ipê dura dois ou três dias todo ano. Valeu me desviar do caminho nas últimas semanas. Levei a família toda e ficamos todos encantadas coma beleza da árvore.

E não fomos as únicas. Ficamos ali observando o ipê por uns quinze minutos e vários motoristas pararam para observar e tirar fotos. A frase que todos diziam era a mesma É muito lindo.


É realmente muito lindo. Emocionante.

Pode até existir alguma obviedade na beleza dos ipês; entretanto, seu período de flores, os períodos diferentes de cada cor, a breve floração, nada disso é óbvio.

Nada óbvio.

Assim é o Cerrado. Cria expectativas; tem várias cores, mas disfarça todas com um marrom que parece, apenas parece, cobrir tudo.

By the way, todas as fotos são minhas.

ME

Comments

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate ...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...