Skip to main content

A responsabilidade é sua

Empresas e funcionários, cada um, têm suas responsabilidades.

As empresas têm de seguir as leis, tratar seus funcionários de forma respeitosa e ética, oferecer treinamento, pagar salários e benefícios pontualmente, oferecer boas condições de trabalho e cobrar resultados proporcionais às condições oferecidas e ao contexto do mercado.

Funcionários, por outro lado, têm a responsabilidade de fazer o melhor trabalho possível, com honestidade, ética e verdadeiro espírito de crescimento - pessoal e, consequentemente, da empresa também.

Provavelmente estou sendo utópico, naive, mas é triste ver e ouvir funcionários - públicos ou privados - responsabilizando a empresa ou o órgão onde trabalham por seu insucesso ou por suas dificuldades financeiras ou, até, pessoais.

Recentemente, falei para professores de inglês sobre carreiras. No final da minha fala, utilizei cartoons para oferecer algumas dicas aos participantes. Uma das ditas era What type of company do you want to work for? juntamente com a seguinte imagem.


Meu ponto era mostrar que a responsabilidade de permanecer em uma empresa é sua. Aceitar abusos como o desse cartoon depende de você.

Uma vez, assisti a uma entrevista do Waldez Ludwig, psicólogo e consultor em gestão empresarial. Também já tive a oportunidade de assisti-lo ao vivo em um Fórum de Gerentes da Cultura Inglesa. Como muitos conferencistas, ele é muitas vezes um entertainer e aborda os assuntos superficialmente.

Entretanto, um aspecto me chamou atenção na palestra e na entrevista. Ele fala sobre empreendedorismo (interno*) e sobre a postura de funcionários que trabalham mal porque o salário é baixo. Ele pega pesado e chama esse tipo de funcionário de escravo. Em contra partida, as empresas têm gerentes capatazes, que só servem para supervisionar o trabalho dos outros. Eles próprios - os gerentes capatazes - não têm habilidade alguma e logo perderão seu espaço no mercado.

*Empreendedorismo interno é a habilidade de um profissional de agir como empreendedor dentro de uma organização. Para ser empreendedor não é necessário abrir seu próprio negócio ou se aventurar no mercado como pessoa jurídica. Pode-se agir de forma empreendedora trabalhando para uma empresa.

Durante a entrevista, um convidado pergunta: O funcionário que é maravilhoso e que nunca é reconhecido tem que se demitir da empresa? Waldez: Claro que tem que sair... sai dessa desgraça que cê tá!

Vale a pena assistir à entrevista.



Isso é uma coisa tão óbvia, mas poucos entendem. As pessoas, em geral, preferem jogar a responsabilidade para cima dos outros. No mundo corporativo, a responsabilidade é da empresa, do chefe, dos colegas chatos.

Sucesso a todos.

ME




Comments

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate ...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...