Skip to main content

Decisões

Há algum tempo tenho tentado compartilhar com colegas professores o quanto é importante estarmos bem preparados, tecnicamente e emocionalmente.

O conceito de T-shaped professional me parece cada vez mais relevante para professores. Somos profissionais que lidamos com alunos e famílias de diferentes backgrouds, crenças, exigências; lidamos com assuntos variados em sala, somos cobrados a praticar a interdisciplinaridade.



A revista Você S/A de maio traz como título de sua reportagem de capa Como Tomar Decisões Melhores. Este é um assunto muito importante tanto para o dia-a-dia como para grande momentos na vida de cada um.

Deixando de lado as grande decisões da vida - como a escolha da carreira, casar ou comprar uma bicicleta, mudar-se de cidade - pensei muito nas decisões que professores devem tomar todos os dias. Parece-me que muitos dos princípios de tomada de grandes decisões aplicam-se às decisões corriqueiras.

No artigo, o psicólogo Daniel Kahneman diz que "decisão é hábito." Sendo assim, aplicar os princípios de tomada de decisão corriqueiramente, nos deixará melhor preparados para grandes e mais complexas decisões.

Penso nas dezenas de decisões que professores devem tomar quanto aos seus planos de aula, alunos com dificuldade de aprendizagem, turmas difíceis, problemas de disciplina em sala.

O cérebro procura caminhos mais curtos e mais simples para resolver as questões com que nos deparamos. Sendo assim, há frequentemente a tentativa de se enquadrar as situações em uma moldura preestabelecida por crenças, dogmas, pequenas certezas ou por situações já vividas.


Imagine um aluno que costuma causar problemas de disciplina em sala. Para decidir o como lidar com a situação, provavelmente tentar-se-á enquadrar a situação em uma das  diversas outras já enfrentadas anteriormente.

Em vez disso, o que se exige é uma avaliação mais profunda, o compartilhamento da situação com um colega ou um orientador, uma conversa com o próprio aluno e com os responsáveis. Sempre de mente e coração abertos, sem pré-julgamentos.


Uma das armadilhas no processo de tomada de decisão é a maldição da confirmação, quando se tenta encontrar evidências para se confirmar uma conclusão já tomada, normalmente baseada em intuição ou numa crença.

Abaixo alguns trechos da Você S/A, edição 180, de maio 2013, páginas 37, 38 e 39.




Exercício como estes - adaptar conceitos, avaliar situações quotidianas - parecem-me importantes para expandir a capacidade de qualquer profissional: análise global, visão além das paredes de sua sala, mudança de ponto-de-vista.





Até.

ME

Comments

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate ...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...