Primeiro, você tem de conhecer...
... muito sobre sua área, por meio de uma sólida formação
acadêmica;
... cultura; deve-se conhecer sobre o mundo, manter-se
informado sobre tudo;
... as possibilidades que as carreiras e profissões
oferecem;
... a si mesmo, suas forças, fraquezas, habilidades,
necessidades de desenvolvimento;
... aonde você pode e quer chegar;
... seus desejos pessoais, profissionais e financeiros;
... o mercado, as tendências, as profissões do futuro;
... informações sobre as empresas em que você quer
trabalhar;
... muito de tecnologia, internet, softwares e redes
sociais.
Conhece tudo? Então, considere o imponderável –
relacionamentos, mortes, vidas, nascimentos, relacionamentos, perdas, vitórias,
relacionamentos, derrotas, ganhos. Como parte do imponderável, a sorte. Todo
especialista em carreira fala de sorte. Alguns com mais vergonha do que outros,
mas todos admitem que às vezes há um quê de estar no lugar certo na hora certa.
Tá bom, tá bom, a sorte aparece para quem tem competência e trabalha.
Pronto! Uma carreira de sucesso saindooooo...
Oops, quase me esqueci, faltou um conhecer muito importante.
Conhecer um monte de gente. Networking, my friend. Participe de conferências,
seminários, encontros – não só os amorosos, mas também os de classe
profissional.
Não pare de estudar, isso ajuda no networking, sua base
teórica e acadêmica e mostra às empresas o quanto você se dedica à sua
profissão.
Participe dos happy hours do escritório e eventos sociais da
empresa.
Esteja presente e seja ativo nas redes socais e saiba
utilizar ferramentas da internet. Linked In, Facebook, Orkut, Delicious, Formspring, Picasa, Flickr,
Twitter, Social Blast, All Together Now, Share All, Wallwisher, Oh My God There
Are Too Many, Gloogle Plus, Branch Out, blogs, wikis.
Ah, cuidado em suas interações e posts na internet. Sua
empresa provavelmente tem regras para seu comportamento nas redes sociais e, se
não tiver, tem um código de ética. Apesar de não ser específico para interações
e postagens virtuais, ética vale para qualquer ambiente.
Finalmente, seja amigo do meio-ambiente. Seja preocupado com
sustentabilidade – ou pelo menos saiba o que é isso e saiba quais os programas
de responsabilidade sócio-ambientais de sua empresa.
Fácil, fácil.
Oh, by the way, ouça aqui uma entrevista do programa Mundo Corporativo, da Rádio CBN, com uma especialista.
Sucesso.
ME
Comments
Post a Comment