Skip to main content

Você é resistente ou resiliente?

Você é resistente ou resiliente?

Ser resistente é ser como uma rocha. Aguentar muita pressão, mas em pouco tempo, se quebra. Ser resiliente é ser como uma borracha. Sob forte pressão, estica-se, flexibiliza-se e volta ao seu formato original.

Em alguns momentos, ser resistente é uma característica positiva. Por pouco tempo. Resistir a dias difíceis e longos, a projetos que demandam longas horas de trabalho.

Entretanto, ao pensar no longo prazo, ser resiliente é mais importante. Profissionais, e pessoas, resilientes lidam melhor com mudanças (e, por isso, são aliados da inovação), dificuldades e crises.

É interessante observar como elementos de resiliência permeiam áreas diferentes da formação de um profissional.

Pessoas T-Shaped, além de profundidade, também demonstram abrangência de conhecimento em áreas afins à sua área de especialidade. Ser I-Shaped e aprofundar-se em sua área de conhecimento é óbvio, mas abranger-se, alargar seus conhecimentos em áreas diversas, significa ter flexibilidade, elasticidade (há controvérsias). Ambas componentes essenciais da resiliência.

Como estamos falando de flexibilidade e de letras, lembrei-me de Roberto Carlos Ramos – educador, menino de rua, mestre em pedagogia, 132 vezes fugitivo da FEBEM, contador de histórias, 13 filhos adotivos. Resiliente, muito mais do que resistente. Ele nunca quebrou. Ele envergou, caiu, foi amassado, mas voltou à sua forma e se aprimorou.

Roberto Carlos Ramos fala que “as pessoas extraordinárias têm três efes positivos na vida” (A Arte de Construir Cidadãos – As 15 Lições da Pedagogia do Amor). Força, Fôlego e Flexibilidade. Ele chama força de fé ou crença. Ter fé ou acreditar em um objetivo para impulsionar nossas ações. Fôlego é característica essencial para lidar com pessoas. O terceiro efe é flexibilidade, a capacidade de lidar com pessoas, trabalhar com individualidades e ter jogo de cintura em situações diferentes. Mais uma vez, resiliência.

Ser um bom profissional significa não marcar posição tão firme e resistente que lhe quebrará a pressão. Significa ser flexível em suas ideias, em sua capacidade de ouvir, em seu poder de argumentação. Flexível para estender a abrangência do T para atingir seus objetivos.
Ser um excelente profissional e uma pessoa extraordinária parece estar intimamente ligado a ser flexível, ter a mente aberta, ser adaptável, ter resiliência.
ME

PS: No dia 28 de agosto, o professor Walter Gassenferth escreveu sobre resiliência. Muito interessante. Vale a pena ler. Walter Gassenferth é professor de CBA e MBA do IBMEC, MBA da FGV e de desenvolvimento gerencial da Fundação Dom Cabral.

Comments

  1. A nota do PS desta página está com o endereço antigo. A leitura sobre Resiliência escrita pelo professor Walter Gassenferth agora pode ser encontrada no endereço http://www.quanticaconsultoria.com/nossos-blogs/gestao-empresarial-em-gotas/resiliencia-a-ductilidade-do-ser-humano/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate ...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...