Skip to main content

Você é resistente ou resiliente?

Você é resistente ou resiliente?

Ser resistente é ser como uma rocha. Aguentar muita pressão, mas em pouco tempo, se quebra. Ser resiliente é ser como uma borracha. Sob forte pressão, estica-se, flexibiliza-se e volta ao seu formato original.

Em alguns momentos, ser resistente é uma característica positiva. Por pouco tempo. Resistir a dias difíceis e longos, a projetos que demandam longas horas de trabalho.

Entretanto, ao pensar no longo prazo, ser resiliente é mais importante. Profissionais, e pessoas, resilientes lidam melhor com mudanças (e, por isso, são aliados da inovação), dificuldades e crises.

É interessante observar como elementos de resiliência permeiam áreas diferentes da formação de um profissional.

Pessoas T-Shaped, além de profundidade, também demonstram abrangência de conhecimento em áreas afins à sua área de especialidade. Ser I-Shaped e aprofundar-se em sua área de conhecimento é óbvio, mas abranger-se, alargar seus conhecimentos em áreas diversas, significa ter flexibilidade, elasticidade (há controvérsias). Ambas componentes essenciais da resiliência.

Como estamos falando de flexibilidade e de letras, lembrei-me de Roberto Carlos Ramos – educador, menino de rua, mestre em pedagogia, 132 vezes fugitivo da FEBEM, contador de histórias, 13 filhos adotivos. Resiliente, muito mais do que resistente. Ele nunca quebrou. Ele envergou, caiu, foi amassado, mas voltou à sua forma e se aprimorou.

Roberto Carlos Ramos fala que “as pessoas extraordinárias têm três efes positivos na vida” (A Arte de Construir Cidadãos – As 15 Lições da Pedagogia do Amor). Força, Fôlego e Flexibilidade. Ele chama força de fé ou crença. Ter fé ou acreditar em um objetivo para impulsionar nossas ações. Fôlego é característica essencial para lidar com pessoas. O terceiro efe é flexibilidade, a capacidade de lidar com pessoas, trabalhar com individualidades e ter jogo de cintura em situações diferentes. Mais uma vez, resiliência.

Ser um bom profissional significa não marcar posição tão firme e resistente que lhe quebrará a pressão. Significa ser flexível em suas ideias, em sua capacidade de ouvir, em seu poder de argumentação. Flexível para estender a abrangência do T para atingir seus objetivos.
Ser um excelente profissional e uma pessoa extraordinária parece estar intimamente ligado a ser flexível, ter a mente aberta, ser adaptável, ter resiliência.
ME

PS: No dia 28 de agosto, o professor Walter Gassenferth escreveu sobre resiliência. Muito interessante. Vale a pena ler. Walter Gassenferth é professor de CBA e MBA do IBMEC, MBA da FGV e de desenvolvimento gerencial da Fundação Dom Cabral.

Comments

  1. A nota do PS desta página está com o endereço antigo. A leitura sobre Resiliência escrita pelo professor Walter Gassenferth agora pode ser encontrada no endereço http://www.quanticaconsultoria.com/nossos-blogs/gestao-empresarial-em-gotas/resiliencia-a-ductilidade-do-ser-humano/

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensame...

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Teachers and their careers

It's always bothered me that teachers rarely discussed their careers. I didn't know that. I knew I was bothered by the constant complaints and no action, by the lack of professionalism in TEFL (I have to admit I contributed to it), the superficial view of the profession, the lack of self-professional-esteem. Only later, when I started studying things not related to TEFL, past the activities, past the techniques, past the methodologies and into managing people, offering excellence, understanding education (not only teaching), I realized what having a career was. It is more than common to listen to engineers, doctors, administrators, lawyers, project managers discussing their careers. What position they are going to achieve in five, ten years. What company they are going to work for. What salary they are going to receive. (Does the EFL market provides its professionals with such possibilities?) I have started a personal crusade, in 2012. To raise EFL teachers' aware...