Skip to main content

Professores podem ser muita coisa, menos...

Há muito queria escrever sobre carreiras e sempre pensei nos professores.

Iniciei minha carreira como professor sem querer e sem saber. Quando comecei a lecionar, eu achava que era só um trabalho. Senti orgulho quando percebi que havia iniciado uma carreira.

Por outro lado, sofri muito quando percebi quão mal remunerada é a carreira de professor. Achei uma solução naquele momento. Trabalhar em uma empresa grande para eu ter oportunidades de crescimento profissional por meio de promoções ou por meio de novas funções que me agregariam experiência e melhor remuneração.

Eu via um caminho para crescimento. Ao mesmo tempo, dividia as reclamações e sofrimentos de meus colegas professores.

Tudo isso me fez refletir sobre a profissão.

Professores podem assumir várias funções e cargos.

O melhor é que os trabalhos, funções, cargos podem ser paralelos.

Professores podem fazer muitas coisas diferentes.


De todas as profissões e trabalhos que professores de formação podem exercer, eu acho que a mais importante de todas atualmente é a de gestor. Seja gestor escolar, diretor de escola, coordenador pedagógico, supervisor escolar, secretário de educação, ministro da educação. Gerir bem é o que se precisa.

Bons gestores impedirão que as crianças sejam aprovadas automaticamente, exigirão qualidades nos cursos de licenciatura e proibirão que estes cursos durem apenas três anos.

Bons gestores valorizarão mais os professores e os planos políticos pedgógicos.

O post da americana FloraThompson-Deveaux, no blog da Piauí é interessante. A visão de uma estudante estrangeira numa universidade brasileira. Infelizmente, o que ela escreve é verdade. Bons gestores podem resolver isto.

Precisam-se de Gestores Públicos que entendam o quanto a carga tributária impede que professores tenham salários melhores. Precisam-se de Gestores que pensem fora de sua caixa e encontrem soluções para valorizar os professores, que são a força que verdadeiramente faz a mágica da escola acontecer.

Tenho certeza de que muitos professores querem continuar na sala de aula e não têm interesse algum em outros cargos, funções ou trabalhos. Ainda bem. Espero que melhores gestores tragam melhores condições para esses professores.

Um professor pode escolher dentre várias opções de carreiras. Um professor pode ser muita coisa, menos tio ou tia. Pelamordedeus, professores, não se deixem chamar de tio e tia!

Sucesso.

ME

Comments

Popular posts from this blog

Crafting Relationships

I do believe relationships in the corporate world - with peers, bosses and clients - may be skillfully built up, developed, fostered, improved, managed. As a skill, it may be acquired, learned, picked up. The consequence of all these collocations is that anyone has the potential to develop positive, healthy and productive relationships. This is the aim of this post and presentation, to help you reflect on the topic and find your own ways to successfully relate to others. However, one must be willing to do so. Just last Saturday I listened to a very interesting interview with coach and consultant Homero Reis at CBN's Mundo Corporativo . He believes there is a Inteligência Relacional (there is the term Relational Intelligence , but I have not gone deep enough to say if the expression in English has the same meaning and the one used by Homero), which is one's capacity to successfully relate to others. What really caught my attention in the interview was Home

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensamento , a tendência é a mediocridade . 6. Stop complaining, focus on the task at hand, gain respect for being competent, ef

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate