Skip to main content

De quem é a responsabilidade?


O caso da morte da adolescente no Hopi Hari me fez refletir muito – entre outras coisas – sobre a responsabilidade dos gestores nas empresas. O quanto funcionários, encarregados, supervisores, gerentes, diretores, CEO, proprietário são responsáveis pelo que acontece na empresa?



Antes de qualquer coisa, sim, os gestores são responsáveis pelo que acontece na empresa. Em última instância, o CEO ou o proprietário da empresa é o responsável final. Num país presidencial como o nosso, sim, a presidente é a responsável final pelas ações econômicas, sociais, bélicas (etc, etc) do país.

Obviamente, cada ação, problema, evento se encaixam em um contínuo de gravidade e importância. Dessa forma, quanto maior a gravidade ou importância do evento, mais alto na hierarquia empresarial chegará a responsabilização.

Quanto maior o status hierárquico de um profissional numa empresa ou serviço público, maiores a responsabilidade e a glória. Ônus e bônus igualmente.



Seguindo esse raciocínio, a má manutenção de um equipamento que causa defeito na produção de centenas de itens na linha de produção acarretando certo prejuízo à empresa será debitada da conta do supervisor (ou outro título) da linha ou do responsável pela planta. Esses funcionários responderão à diretoria da empresa.

O que a companhia fará, é outra discussão, mas parece-me claro que a responsabilidade é daquele profissional que gere diretamente a equipe da linha de produção. A responsabilidade de responder pelo prejuízo não é do operador – mesmo que ele tenha visto o defeito e não o tenha reportado, por exemplo.

No caso de sonegação massiva de impostos é também responsabilidade do CEO ou do dono da empresa. Mesmo que o diretor financeiro ou um gerente financeiro tenha sido o operador do esquema, o crime é muito sério para esse cara ser responsabilizado sozinho. O responsável maior pela empresa tem sua parcela também.

Pois é, arrumaram um jeito de livrar o Sílvio Santos do caso Panamericano.



No caso Hopi Hari, a fato de ter havido uma morte me deixa claro que as instâncias mais altas da empresa devem ser envolvidas, bem como os responsáveis diretos pela operação e manutenção do parque, cada um dentro do contínuo de responsabilidade e graduação hierárquica na empresa.

O operador do brinquedo não tem de responder pela morte da menina.

O advogado do Parque Hopi Hari, em entrevista no dia 1º de março, disse o seguinte.

Se estes funcionários identificaram que havia um problema na cadeira, que havia uma menina sentada nela, eles deveriam ter impedido de a atração funcionar, eles que identificaram o problema têm todo o poder de fazer isso, inclusive apertando o stop do brinquedo. Cada brinquedo desse, além de seus operadores, eles têm o seu chefe de operação no momento e este chefe de operação que precisa ser ouvido para esclarecer se efetivamente as pessoas falaram o que disseram, esse chefe também tem de ser chamado à sua responsabilidade.

Como é? O chefe de operação do brinquedo tem de ser chamado à responsabilidade e o gerente do parque não? Seus diretores não? Essa forma veemente de empurrar a culpa para baixo é nojenta. Além do que disse o advogado, a forma como ele proferiu as palavras, a ênfase e repetição de eles, eles, seu chefe, este chefe, esse chefe é repugnante.

Entretanto, o exemplo vem dos governantes, dos gestores maiores do país, que comandam políticas públicas, elaboram ou executam as leis.

Em entrevista coletiva no dia 2 de março, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, deu um péssimo exemplo de como os gestores (não) assumem responsabilidade por eventos e ações que são, sim, suas responsabilidades.


Não há nenhum caso em que estas áreas estejam relacionadas com o Governo Federal. Nenhum. São todas áreas da Prefeitura e são todas áreas do Governo do Estado. E a Organização das Nações Unidas deveria também prestar um pouco de atenção a violências, nas quais ela é omissa, na Líbia, no Iraque, no Afeganistão. Eu não vejo um pronunciamento da ONU sobre isso.

P e l a m o r d e d e u s, Ministro!

O Governo Federal é o responsável direto por trazer a Copa do Mundo para o País, então, em última análise, esta instância governamental é sim responsável pela desocupação das áreas. São cidadãos brasileiros mal tratados e deslocados de suas moradias por causa do evento. Que tratamento o governo está dando a essas pessoas?

Além disso, se o caso foi parar na ONU ou se esta entidade resolver meter seu bedelho nesse assunto, que o senhor dialogue, negocie ou dê um fora neles sem enfiar o Oriente Médio nesse mérito. Por favor, né?

A violação mais escandalosa, agressiva e violenta de ditaduras no Oriente Médio não torna um ato no Brasil menos violação aos direitos humanos. Todos devem ser tratados.
O Ministro Aldo Rebelo, além de querer se isentar da responsabilidade, ainda utiliza uma argumentação fraca e falaciosa.

Que vergonha. Quase vergonha alheia, Ministro.

Discuti o assunto com minha esposa Cândice. Foi interessante como que em cada situação proposta, nossas opiniões iam e vinham. O assunto não é fácil. Assumir responsabilidades não é simples.

Em nossa discussão, a Cândice mencionou o filme A Bug’s Life. A formiga Flik, com sua invenção de coletar grãos, fez com que toda a oferenda para os gafanhotos fosse perdida. Então, os repressores das formigas chegaram e Hopper, o comandante dos gafanhostos, dirigiu-se diretamente a responsável pelo formigueiro, a princesa Atta. Em sua defesa, a princesa disse que uma formiga desastrada havia causado o desastre. O chefe dos gafanhotos disse que ela tinha de aprender uma lição: ser um líder verdadeiro é assumir as responsabilidades dos liderados (ou algo parecido).



Eu acho que é isso mesmo.

Infelizmente, vêem-se esquivas e transferências de responsabilidade a torto e a direito.

Outro dia, liguei para a CIELO para resolver uma questão simples: solicitar bobinas da maquineta de cartão. Vinte dias e quatro ligações depois, descobri que a primeira atendente não havia feito meu pedido corretamente. Ela selecionou um produto descontinuado, por isso nada me foi entregue.

No dia que descobri o erro, a atendente falou: “O pedido estava errado.”

Sintomática a frase.

A culpa é do pedido, não da pessoa que fez o pedido.

Outra coisa interessante na construção é que ela passa a ideia de que o pedido, como sujeito da frase, cometeu um erro. Algo semelhante a Lula estava errado quando pensou que na crise de 2008 apenas uma marolinha nos atingiria ou O chefe da equipe estava errado ao escolher pneus macios.

No trânsito, eu fui fechado e bati o carro. Na rua, alguém me provocou e eu dei um soco na cara de um sujeito. Na escola, a professora não explicou direito e minha filha reprovou.

Olha como faz diferença: eu bati o carro depois de ser fechado (talvez até estivesse desatento, falando ao celular, em alta velocidade...); eu dei um soco na cada do sujeito porque não consegui me controlar e cedi às suas provocações; eu falhei ao acompanhar minha filha nos estudos, eu nunca fui a uma reunião na escola, eu não dei atenção aos boletins escolares, eu não comuniquei à direção da escola o mau desempenho da minha filha (ou até mesmo da professora), eu não assisti minha filha em seus estudos, por isso ela reprovou.



Falar é fácil. Escrever é fácil. O difícil é colocar isso em prática.

Enfrento isso diariamente em meu quotidiano profissional. Todas as ações dos profissionais que estão sob minha gestão são responsabilidade minha, em última instância.

Diante dos clientes, de meus colegas ou de meus superiores, tenho assumido a responsabilidade pelo que acontece na filial. É difícil, mas tenho resistido à tentação de jogar a culpa nos outros.



Sucesso a todos.

Marcelo Elias

Comments

  1. Parabéns pelo texto Marcelo. O que mais se vê hoje é todo mundo se eximindo de toda e qualquer culpa. O bom profissional e a pessoa honesta e de bem sabe quais são suas responsabilidades (mesmo que indiretas) e as chama para si.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu, Luiz. É isso aí, até as indiretas. Cheers, mate.

      Delete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Crafting Relationships

I do believe relationships in the corporate world - with peers, bosses and clients - may be skillfully built up, developed, fostered, improved, managed. As a skill, it may be acquired, learned, picked up. The consequence of all these collocations is that anyone has the potential to develop positive, healthy and productive relationships. This is the aim of this post and presentation, to help you reflect on the topic and find your own ways to successfully relate to others. However, one must be willing to do so. Just last Saturday I listened to a very interesting interview with coach and consultant Homero Reis at CBN's Mundo Corporativo . He believes there is a Inteligência Relacional (there is the term Relational Intelligence , but I have not gone deep enough to say if the expression in English has the same meaning and the one used by Homero), which is one's capacity to successfully relate to others. What really caught my attention in the interview was Home

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensamento , a tendência é a mediocridade . 6. Stop complaining, focus on the task at hand, gain respect for being competent, ef

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate