Skip to main content

Decisões

Há algum tempo tenho tentado compartilhar com colegas professores o quanto é importante estarmos bem preparados, tecnicamente e emocionalmente.

O conceito de T-shaped professional me parece cada vez mais relevante para professores. Somos profissionais que lidamos com alunos e famílias de diferentes backgrouds, crenças, exigências; lidamos com assuntos variados em sala, somos cobrados a praticar a interdisciplinaridade.



A revista Você S/A de maio traz como título de sua reportagem de capa Como Tomar Decisões Melhores. Este é um assunto muito importante tanto para o dia-a-dia como para grande momentos na vida de cada um.

Deixando de lado as grande decisões da vida - como a escolha da carreira, casar ou comprar uma bicicleta, mudar-se de cidade - pensei muito nas decisões que professores devem tomar todos os dias. Parece-me que muitos dos princípios de tomada de grandes decisões aplicam-se às decisões corriqueiras.

No artigo, o psicólogo Daniel Kahneman diz que "decisão é hábito." Sendo assim, aplicar os princípios de tomada de decisão corriqueiramente, nos deixará melhor preparados para grandes e mais complexas decisões.

Penso nas dezenas de decisões que professores devem tomar quanto aos seus planos de aula, alunos com dificuldade de aprendizagem, turmas difíceis, problemas de disciplina em sala.

O cérebro procura caminhos mais curtos e mais simples para resolver as questões com que nos deparamos. Sendo assim, há frequentemente a tentativa de se enquadrar as situações em uma moldura preestabelecida por crenças, dogmas, pequenas certezas ou por situações já vividas.


Imagine um aluno que costuma causar problemas de disciplina em sala. Para decidir o como lidar com a situação, provavelmente tentar-se-á enquadrar a situação em uma das  diversas outras já enfrentadas anteriormente.

Em vez disso, o que se exige é uma avaliação mais profunda, o compartilhamento da situação com um colega ou um orientador, uma conversa com o próprio aluno e com os responsáveis. Sempre de mente e coração abertos, sem pré-julgamentos.


Uma das armadilhas no processo de tomada de decisão é a maldição da confirmação, quando se tenta encontrar evidências para se confirmar uma conclusão já tomada, normalmente baseada em intuição ou numa crença.

Abaixo alguns trechos da Você S/A, edição 180, de maio 2013, páginas 37, 38 e 39.




Exercício como estes - adaptar conceitos, avaliar situações quotidianas - parecem-me importantes para expandir a capacidade de qualquer profissional: análise global, visão além das paredes de sua sala, mudança de ponto-de-vista.





Até.

ME

Comments

Popular posts from this blog

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensame...

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Teachers and their careers

It's always bothered me that teachers rarely discussed their careers. I didn't know that. I knew I was bothered by the constant complaints and no action, by the lack of professionalism in TEFL (I have to admit I contributed to it), the superficial view of the profession, the lack of self-professional-esteem. Only later, when I started studying things not related to TEFL, past the activities, past the techniques, past the methodologies and into managing people, offering excellence, understanding education (not only teaching), I realized what having a career was. It is more than common to listen to engineers, doctors, administrators, lawyers, project managers discussing their careers. What position they are going to achieve in five, ten years. What company they are going to work for. What salary they are going to receive. (Does the EFL market provides its professionals with such possibilities?) I have started a personal crusade, in 2012. To raise EFL teachers' aware...