Skip to main content

Dois assuntos

Há muito sem postar nada, gostaria de um assunto mais inspirador. Não encontrei ainda, mas escrever é necessário.

Então dois assuntos diferentes.

Assunto 1: Política

Em dezembro do ano passado, o Guará estava assim.



Antes da construção da placa, as letras sobre o canteiro

Depois das eleições, largado, sujo, descuidado.

O ano novo começou cheio de esperanças, demorou algumas semanas, mas a Administração da Cidade resolveu colocar as coisas em ordem e o Guará ficou assim.


Via EPGU, sentido entrada do Guará


Peraí. Parece-me que há algo de errado.

Sei que recentemente tivemos mudança no acordo ortográfico e já há uma nova onda para modificar nossa ortografia novamente, mas inventaram uma nova letra, além de mudar a tonicidade da palavra.

É isso. Provavelmente sem supervisão alguma, os operários montaram montaram o que deveria ser o acento no lugar errado.

Eu sei, eu sei. Estou atrasado. A notícia já circulou no DFTV, no jornal do Guará e com certeza em outros meios, mas eu tinha de mostrar isso também.

Semana passada pintaram a peça que deveria ser o acento de branco e colocaram um pedaço de pedra sobre o último A. Havia uma mensagem na pedra, mas antes que eu pudesse caminhar até o local para fotografar, já a tiraram.

Com a pintura de branco no apêndice do U, pelo menos disfarçamos uma letra inexistente, mas a palavra Guara continua sendo paroxítona sem o acento.

Confesso que senti vergonha quando vi a placa montada, mas assim está Brasília. Entre as eleições e o início de janeiro desse ano, a cidade estava largada. Mato alto, sujeira nas ruas, servidores sem salários, empresas sem pagamento.

A cidade estava como as letras do Guará, largadas sobre o canteiro.

O novo governo está tentando colocar as coisas em ordem, mas ainda está como a placa na entrada do Guará, ainda feia, ainda rachada, mal pintada. Errada.

Mas temos esperança.

Infelizmente nossa falta de cultura política nos faz protestar de forma estranha, sem organização. O pior, na verdade, parece-me que grande parte da população está em saber o que fazer, talvez atônita por tanta bagunça, desorganização, descaso.

Assunto 2: Marketing

Adoro o assunto. Estratégia principalmente.

Nesse início de ano, anúncios de duas escolas aqui no Guará me chamaram a atenção.

Desde já deixo claro que não tenho nem nunca tive qualquer relação com as escolas e não posso falar qualquer coisa sobre sua qualidade de ensino.

Meu interesse único e exclusivo é analisar seus anúncios e sua estratégia com informações vindas de seus sites.

O anúncio da Escola Piaget me chamou a atenção pelo mau gosto.


Anúncio da Escola Piaget no Guará I

Até Sofia, de 7 anos, e Clara - 12 - reclamaram da imagem. Que estranho, disse a Sofia.

E o pior, as crianças tristes também estão usando o uniforme da escola.

No site da escola, encontrei:

A missão do Centro de Ensino Piaget é formar cidadãos, conscientes e críticos, participativos no desenvolvimento e progresso da humanidade, útil à Pátria.

Pesquisado em 16/fev/2015 em http://escolapiagetguara.com.br/site/a-escola/.


A Missão não fala nada sobre fazer as crianças felizes.

Parce-me uma ação desesperada, porque talvez formar cidadãos conscientes, críticos e participativos não atrai a atenção dos pais.

O outro anúncio é do Colégio Maxwell.

Anúncio 1 do Colégio Maxwell, Guará I

Anúncio 2 do Colégio Maxwell, também no Guará I

Achei os anúncios corajosos. A escola foi fundada em 2002, tem uma reputação razoável no Guará. Corajoso porque o enquadramento da foto é incomum - pelo menos para esse tipo de anúncio -, o nome da escola não aparece, não há qualquer tipo de mensagem escrita, telefone ou endereço.

Realmente corajoso. Very bold.

Só reconhece a escola quem mora no Guará, provavelmente, porque apenas a logomarca aparece no uniforme dos alunos.

Pesquisei no site da escola e não encontrei Missão ou Visão. Nem mesmo as imagens da campanha publicitária são exibidas no site.

Desconsiderando as dimensões das empresas, os anos de existência, o ramo de atuação, gostaria apenas de exemplificar o alinhamento entre Missão e os anúncios da empresa.

A Missão da Coca Cola é

  • Refrescar todos os consumidores em corpo, alma e mente.
  • Inspirar momentos de otimismo através de nossas marcas e ações.
  • Criar valor e fazer a diferença onde quer que atuemos.

Em 16/fev/2015 em http://www.renosa.com.br/missao-valores-visao.html.

E anúncios:



De novo, a análise é estritamente sobre o alinhamento entre Missão e os anúncios.

Marcelo Elias

Comments

Popular posts from this blog

Crafting Relationships

I do believe relationships in the corporate world - with peers, bosses and clients - may be skillfully built up, developed, fostered, improved, managed. As a skill, it may be acquired, learned, picked up. The consequence of all these collocations is that anyone has the potential to develop positive, healthy and productive relationships. This is the aim of this post and presentation, to help you reflect on the topic and find your own ways to successfully relate to others. However, one must be willing to do so. Just last Saturday I listened to a very interesting interview with coach and consultant Homero Reis at CBN's Mundo Corporativo . He believes there is a Inteligência Relacional (there is the term Relational Intelligence , but I have not gone deep enough to say if the expression in English has the same meaning and the one used by Homero), which is one's capacity to successfully relate to others. What really caught my attention in the interview was Home

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensamento , a tendência é a mediocridade . 6. Stop complaining, focus on the task at hand, gain respect for being competent, ef

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate