Skip to main content

Por que valeu a pena viver aqueles quatro dias?

Porque foram transformadores.

Porque limpei e completei.

Porque dei graças.

Porque fui vulnerável.

Porque aprendi o que é ressignificar.

Porque observei que ouvir e perguntar são muito mais relevantes do que falar e aconselhar.

Há mais de um ano assisti a um vídeo de Brené Brown no Ted. Quando vi o vídeo pela primeira vez, me identifiquei e entendi que eu também tinha dificuldade de me deixar ser vulnerável.

Me identifiquei com o desespero e total necessidade da palestrante de controlar e de criar medidas.

Mas passou. O efeito foi apenas momentâneo.

Durante esses quatro dias, vivenciei a vulnerabilidade.

Como consequência, quando assisti ao vídeo novamente, aprendi o que é ressignificar.



Fui capaz de compartilhar ideias e conhecimento (quase) sem o receio de ser julgado.

Valeu a pena viver esses quatro dias porque entendi a necessidade de não julgar. Que exercício difícil! Por enquanto, é um exercício de conscientização constante.

Também aprendi a agradecer.

Na verdade comecei compreender o significado de agradecer na semana anterior por meio de uma mensagem enviada por uma amiga do Grupo Escoteiro. Aprendi que há três níveis de agradecimento:


Durante esses quatro dias, talvez o sentimento mais comum e visível nos olhares e expressões era de gratidão.

Obrigado, então, aos colegas de curso, aos que me ouviram e os que compartilharam suas histórias comigo.

Obrigado à nossa treinadora e, quem sabe, nossa futura mentora Claudia Negreiros.

As soluções ainda estão longe. A plenitude ainda está por vir.

Por outro lado, as possibilidades estão disponíveis.

ME

Comments

Popular posts from this blog

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensame...

O Código da Liderança

Ser um líder é um dom ou uma habilidade? Outra pergunta fácil. É uma habilidade. Sim pode ser desenvolvida. Essa mesma discussão surge quando se fala de professores. Ser um ótimo professor é um dom ou um ótimo professor pode ser formado. Idem. Em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas), Dave Ulrich, Norm Smallwood e Kate Sweetman construíram um código de cinco regras que são características básicas para a formação de qualquer líder. Os autores constataram que entre 50 e 85% das características de liderança são compartilhadas entre líderes eficazes. Por meio de entrevistas com diversos líderes, os autores concluíram que as cinco regras descritas no livros são as básicas para a contrução de um líder. As cinco regras estão apresentadas abaixo. Este post é o primeiro de cinco que resumirão as ideias de Ulrich, Smallwood e Sweetman sobre liderança. Regra 1 - Prepare o Futuro Preparar o futuro significa ser um estrategista, se...

Teachers and their careers

It's always bothered me that teachers rarely discussed their careers. I didn't know that. I knew I was bothered by the constant complaints and no action, by the lack of professionalism in TEFL (I have to admit I contributed to it), the superficial view of the profession, the lack of self-professional-esteem. Only later, when I started studying things not related to TEFL, past the activities, past the techniques, past the methodologies and into managing people, offering excellence, understanding education (not only teaching), I realized what having a career was. It is more than common to listen to engineers, doctors, administrators, lawyers, project managers discussing their careers. What position they are going to achieve in five, ten years. What company they are going to work for. What salary they are going to receive. (Does the EFL market provides its professionals with such possibilities?) I have started a personal crusade, in 2012. To raise EFL teachers' aware...