Skip to main content

A responsabilidade é sua

Empresas e funcionários, cada um, têm suas responsabilidades.

As empresas têm de seguir as leis, tratar seus funcionários de forma respeitosa e ética, oferecer treinamento, pagar salários e benefícios pontualmente, oferecer boas condições de trabalho e cobrar resultados proporcionais às condições oferecidas e ao contexto do mercado.

Funcionários, por outro lado, têm a responsabilidade de fazer o melhor trabalho possível, com honestidade, ética e verdadeiro espírito de crescimento - pessoal e, consequentemente, da empresa também.

Provavelmente estou sendo utópico, naive, mas é triste ver e ouvir funcionários - públicos ou privados - responsabilizando a empresa ou o órgão onde trabalham por seu insucesso ou por suas dificuldades financeiras ou, até, pessoais.

Recentemente, falei para professores de inglês sobre carreiras. No final da minha fala, utilizei cartoons para oferecer algumas dicas aos participantes. Uma das ditas era What type of company do you want to work for? juntamente com a seguinte imagem.


Meu ponto era mostrar que a responsabilidade de permanecer em uma empresa é sua. Aceitar abusos como o desse cartoon depende de você.

Uma vez, assisti a uma entrevista do Waldez Ludwig, psicólogo e consultor em gestão empresarial. Também já tive a oportunidade de assisti-lo ao vivo em um Fórum de Gerentes da Cultura Inglesa. Como muitos conferencistas, ele é muitas vezes um entertainer e aborda os assuntos superficialmente.

Entretanto, um aspecto me chamou atenção na palestra e na entrevista. Ele fala sobre empreendedorismo (interno*) e sobre a postura de funcionários que trabalham mal porque o salário é baixo. Ele pega pesado e chama esse tipo de funcionário de escravo. Em contra partida, as empresas têm gerentes capatazes, que só servem para supervisionar o trabalho dos outros. Eles próprios - os gerentes capatazes - não têm habilidade alguma e logo perderão seu espaço no mercado.

*Empreendedorismo interno é a habilidade de um profissional de agir como empreendedor dentro de uma organização. Para ser empreendedor não é necessário abrir seu próprio negócio ou se aventurar no mercado como pessoa jurídica. Pode-se agir de forma empreendedora trabalhando para uma empresa.

Durante a entrevista, um convidado pergunta: O funcionário que é maravilhoso e que nunca é reconhecido tem que se demitir da empresa? Waldez: Claro que tem que sair... sai dessa desgraça que cê tá!

Vale a pena assistir à entrevista.



Isso é uma coisa tão óbvia, mas poucos entendem. As pessoas, em geral, preferem jogar a responsabilidade para cima dos outros. No mundo corporativo, a responsabilidade é da empresa, do chefe, dos colegas chatos.

Sucesso a todos.

ME




Comments

Popular posts from this blog

Crafting Relationships

I do believe relationships in the corporate world - with peers, bosses and clients - may be skillfully built up, developed, fostered, improved, managed. As a skill, it may be acquired, learned, picked up. The consequence of all these collocations is that anyone has the potential to develop positive, healthy and productive relationships. This is the aim of this post and presentation, to help you reflect on the topic and find your own ways to successfully relate to others. However, one must be willing to do so. Just last Saturday I listened to a very interesting interview with coach and consultant Homero Reis at CBN's Mundo Corporativo . He believes there is a Inteligência Relacional (there is the term Relational Intelligence , but I have not gone deep enough to say if the expression in English has the same meaning and the one used by Homero), which is one's capacity to successfully relate to others. What really caught my attention in the interview was Home

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensamento , a tendência é a mediocridade . 6. Stop complaining, focus on the task at hand, gain respect for being competent, ef

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 2 de 2

Continuando... 8. Alguns jovens profissionais acreditam que já estão preparados o suficiente , mas não é tão simples assim . 9. Sim , a experiência faz diferença . 10. Sim , você vai cavar muito , é a lei da mais-valia . 11. Executou uma tarefa de forma esplêndida? Congratulations . Obteve bons resultados? Fantastic . Now move on , there’s a bunch of people working to do better than you . 12. Oh, yes , haverá companheiros que vão te dar a maior força e te deixarão se estrupiar ; não seja essa pessoa, apenas aprenda a se defender delas; auto-conhecimento , auto-controle , observação perspicaz são essenciais. 13. Think outside the box. Cliché or reality. Maybe necessity. 14. A cultura corporativa é uma entidade poderosa ; aprenda a conviver com ela ; se a cultura da sua empresa é aprender com a vida das formigas , corre para assistir Vida de Inseto e trate