Skip to main content

Em vez de educação, quebra-molas

Ha', no Brasil, uma forma terrível de se regular, construir, crescer. O planejamento quase nao existe e prefere-se gastar com remendos do que com mudanças estruturais e educação.

Aqui no Guara, onde moro, os exemplos sao óbvios... e tristes.


Na avenida contorno do Guara II, na altura da quadra 26, construíram um quebra-molas esta semana. A 50m dali, uma faixa de pedestres. Aparentemente, o quebra-molas e' para diminuir a velocidade dos carros para os motoristas respeitarem a faixa de pedestres.

Em vez de fiscalização, boas sinalizações horizontal e vertical e, acima de tudo, investimento em educação de transito, um quebra-molas na principal pista da cidade, com três faixas em cada sentido.

Ao fundo, prédios com mais de dez andares. Ate poucos anos, o Guara poderia ter prédios de no máximo seis andares. Como em diversas partes do DF, o Guara também era organizado por setores e os lotes do outro lado da rua nesta foto nao eram originalmente destinados a prédios residenciais. Mudaram a lei para que tais prédios pudessem ser construídos.

Em primeiro plano, a ironia da placa. Tenho medo do novo DF.


Em outro ponto da cidade, sinais de falta de educação de motoristas. Todos os carros desta foto estão estacionados. `A direita da foto, uma entrada para a quadra e dois carros estacionados perigosamente. O  ultimo carro `a esquerda esta' na esquina, na esquina mesmo. A trinta metros, ha' vagas de estacionamento, mas cada um destes motoristas se acha muito especial e nao quer andar do estacionamento ate' o restaurante. Uma pena.

ME

Comments

Popular posts from this blog

Calvin, Haroldo e sua Carreira - 1 de 2

Conselhos de Calvin e Haroldo para o sucesso de sua carreira. Primeiro, os créditos: Watterson, Bill.  A h ora da v ingança : as aventuras de Calvin e Haroldo ; tradução Adriana Schwartz. São Paulo: Conrad Editora do Brasil , 2009. Tirinhas das páginas 5, 7, 10, 14, 16, 19, 23, 51, 58, 83, 87, 88, 101, 106, 115 e 121. 1. Não  se  engane , a  empresa , o  mundo   corporativo , o  planeta   não   giram   em   torno  de  você . 2.  Se  você  fez  alguma   coisa   errada , chances are you’ll get caught some day. 3. Assuma   suas   responsabilidades . 4.1 4.2 Energia   é   transferível .  Steer  clear of negative energies. Mau humor,  preguiça ,  fique   longe . 5. Há pessoas que pensam dessa forma. Entretanto , se você conduz sua carreira com esse pensame...

O Código da Liderança, Regra 2

O Codigo da Lideranca Este é o segundo de cinco posts que resumem as principais ideias de Dave Ulrich, Norm Samllwood e Kate Sweetman em O Código da Liderança ( The Leadership Code , Best Seller, 191 páginas). Este Código da Liderança, como qualquer outro código, oferece estrutura e orientação, e ajuda não só a saber o que fazer para ser um líder melhor, mas também como desenvolver melhor a capacidade de liderança. Alguns líderes parecem nascer sabendo o código; outros precisam aprendê-lo, mas este é o sine qua non da liderança eficaz. O livro mostra cinco regras da liderança. A primeira, resumida no post de 23 de outubro, fala do líder estrategista, na Regra 1: Prepare o Futuro. Neste post, Regra 2: Faça Acontecer. Fazer acontecer significa ser um executor, significa ser uma pessoa capaz de tornar o trabalho uma realidade. Um executor deve ter a habilidade de fazer o trabalho bem feito. Ser um líder executor eficiente significa ter uma visão clara de aonde se q...

Teachers and their careers

It's always bothered me that teachers rarely discussed their careers. I didn't know that. I knew I was bothered by the constant complaints and no action, by the lack of professionalism in TEFL (I have to admit I contributed to it), the superficial view of the profession, the lack of self-professional-esteem. Only later, when I started studying things not related to TEFL, past the activities, past the techniques, past the methodologies and into managing people, offering excellence, understanding education (not only teaching), I realized what having a career was. It is more than common to listen to engineers, doctors, administrators, lawyers, project managers discussing their careers. What position they are going to achieve in five, ten years. What company they are going to work for. What salary they are going to receive. (Does the EFL market provides its professionals with such possibilities?) I have started a personal crusade, in 2012. To raise EFL teachers' aware...